Exercícios& 
Fisioterapia Vol 1 & 2
Últimos Artigos
Participe da Lista de e-mails
Categorias

Complexo do Ombro #04

Os centros instantâneos de rotação


O centro da curva observada do movimento nem sempre coincide com o centro de rotação da articulação, porque além da forma das superfícies em contato também devemos levar em consideração, o jogo mecânico da articulação, a tensão dos ligamentos, a contração e anatomia dos músculos.


Muitas pessoas imaginam quando iniciam a estudar anatomia que o ombro é exatamente igual ao longo de um G.I Joel um ponto fixo no centro onde os movimentos são executados.


Mas como já vimos devido Anatomia da cabeça do úmero não existe como um movimento ser unicamente executado em um único ponto como eixo central não há um eixo fixo o eixo é mutável durante o movimento existem sérios de centros instantâneos de rotação. Esses centros instantâneos de rotação realizamos a passagem por dois pontos muito próximos entre eles, essa análise foi feita por Fischer e Col. Visualizando movimentos em séries de radiografias sucessivas.


Assim foi observado que durante o movimento de abdução considerado apenas um plano Isto é o plano frontal existem dois grupos de centros instantâneos de rotação dentro dos quais podemos observar que um dos pontos centrais da articulação do eixo articular está localizado em um ponto disperso da cabeça umeral.


Foram numerados de 1 a 7 os pontos por onde os eixos médios se deslocam durante os movimentos de abdução do ombro, sendo que ainda foram demarcadas círculos chamados C1 e C2 para demonstrar a média do centro dos eixos no movimento até 50º (C1) e no movimento de 50º a 90º (C2)


No movimento de abdução até 50 graus a rotação da cabeça umeral se realiza ao redor de um ponto situado em pequenos lugares próximos para cabos como C1.


No final da abdução Entre 50 e 90 graus o centro de rotação se localiza agora em C2.


Por volta de 50 graus de abdução ocorre o ponto de descontinuidade do movimento cujo centro se localiza por cima da cabeça umeral.




Na análise da flexão em uma vista lateral não encontramos um ponto de descontinuidade na trajetória dos centros instantâneos de rotação podemos observar apenas um único grande ponto de dispersão dos centros na parte inferior da cabeça umeral equidistante das margens.




Em uma análise da rotação longitudinal do úmero o círculo de dispersão se localiza perpendicular a diáfise interna e a mesma distância das duas margens com apenas um ponto saindo tangencialmente do centro instantâneo de rotação.


Referencias


FISCHER LP, NOIRCLERC JA, NEIDART JM SPAY G et COMTET JJ. Etude anatomo-radiologique de l'importance des différents ligaments dans la contention verticale de la tête de l'humérus. Lyon Med, 1970;223: 11629633 ir Ortho,


FISCHER LP, CARRET JP, GONON GP DIMMET J. Etude cinématique des mouvements de l'articulation scapulo-humérale. Rev Chir le. Rev Orth, 1977;Suppl.11,63:108-112.


Contato

© 2014 by Fisioterapeuta Lucas Job 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Entre em contato comigo por aqui

terei prazer em responder a qualquer 

dúvida

Visite nossas redes sociais:

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem