top of page

Exercícios Básicos para estabilização do Core

Introdução


Segundo a Organização mundial da saúde, cerca de 80-85% das dores nas costas


não possuem causa diagnosticada e até 80% da população mundial já teve um episódio de dor em sua vida¹.


De acordo com Teixeira (1999) cerca de 10 milhões de brasileiros ficam incapacitados por causa desta morbidade e pelo menos 70% da população o sofrer um episódio de dor na vida².


É considerada a causa mais frequente de morbidade e incapacidade³, bem como, de frequentes afastamentos de trabalho, diminuição na produtividade e aumento de despesas médicas 4-6 .


Mais recentemente, esta condição passou a ser considerada como uma Síndrome de caráter biopsicossocial e não mais uma doença de caráter puramente biomédico.


Segundo Puntumetakul et al 2013, dez semanas de treinamento leve na musculatura interna do abdômen traz diversos benefícios como alívio nas dores e melhora da qualidade de vida.


Os músculos que constroem as paredes do core são os, retos abdominais, os abdominais oblíquos externos e internos, o transverso do abdômen, o grupo muscular que forma o assoalho pélvico, diafragma, paravertebrais e dando suporte os glúteos.

Estudos como o de Saliba et al 2010, sugere que exercícios com maior instabilidade geram

maior contração dos músculos estabilizadores como o transverso do abdômen, isso pode ser um acréscimo em reabilitação e também no tratamento de pacientes com dores lombares.


Para ler o artigo na integra faça o download através do botão abaixo.



bottom of page