Exercícios& 
Fisioterapia Vol 1 & 2
Últimos Artigos
Participe da Lista de e-mails
Categorias

Complexo do Ombro #15

Articulação Esternocostoclavicular


A articulação entre a face esternal da clavícula e a incisura clavicular do esterno, apresentam um formato de Sela, ambas são convexas no mesmo sentido e côncavas no mesmo sentido, encaixando como duas batatas fritas onduladas uma sobre a outra, a superfície menor é da clavícula encaixando sobre a superfície esternal.


Desta forma a superfície clavicular encaixa-se facilidade sobre a superfície do esterno, como um cavaleiro sobre a sela (incisura clavicular do esterno) a porção côncava se encaixa perfeitamente na porção convexa.


Esta articulação possui dois eixos de movimento um eixo que permite movimentos no plano horizontal, e outro eixo que permite movimentos no plano vertical.


Portanto essa articulação possui dois eixos e dois graus de liberdade, contudo ainda existe um movimento de rotação longitudinal com cerca de 30º amplitude.


Nesta articulação temos mais um elemento ósseo envolvido, a primeira costela, ela está unida a clavícula pelo ligamento costoclavicular



Para reduzir o atrito entre a superfície articular da face esternal da clavícula e da incisura do esterno, já que essas superfícies ósseas possuem movimento, e assim como os joelhos, necessitam de uma amortecedor, um menisco, representado em azul na imagem abaixo, assim como os meniscos do joelhos eles sofrem desgastes e podem até romper causando a comunicação entre as superfícies ósseas, gerando assim dor.



No plano horizontal os movimento da clavícula são limitados pela tensão do ligamento costoclavicular e do ligamento.


Ainda no plano horizontal a retroposição da clavícula é limitada pelo ligamento esternoclavicular posterior, na imagem vemos em uma vista posterior do esterno.


Já no plano frontal os movimento de abdução e flexão do braço, geram elevação da porção lateral da clavícula e sua porção medial inclina para caudal e anterior, o movimento está limitado pelo ligamento costoclavicular, e pelo tônus do músculo subclávio.


...


Contato

© 2014 by Fisioterapeuta Lucas Job 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Entre em contato comigo por aqui

terei prazer em responder a qualquer 

dúvida

Visite nossas redes sociais:

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem