Exercícios& 
Fisioterapia Vol 1 & 2
Últimos Artigos
Participe da Lista de e-mails
Categorias

Complexo do Ombro #13

Fisiologia da Abdução


Função do Deltoide


Durante o movimento de abdução dois músculos executam papel importante, o deltoide e o supra espinhal, em uma distribuição clássica do deltoide, ele está dividido em 7 porções, o que está bem evidenciado nesta dissecação:


Sim o músculo Deltóide possui 5 ou 6 tendões, segundos os últimos estudos anatômicos.

https://www.instagram.com/p/Bqib8ACgitG/


O anatomista Rudolf Fick, descreve o deltóide com 7 porções funcionais em seu livro de 1911 “Handbuch der Anatomie und Mechanik Gelenke”, vamos adaptar uma imagem baseada no livro de A.I. Kapandji que descreve o mecanismo de Fick.


Neste modelo proposto por Fick o deltoide ficou dividido em:

Fascículo Anterior, clavicular com duas porções I e II

Fascículo Médio, acromial, apenas uma porção III

Fascículo Posterior, espinhal com quatro porções IV, V, VI, VII


Durante uma abdução pura, as porções II, III, IV, são as porções motoras do movimento porque estão situadas exatamente no eixo de movimento, já as porções I,V,VI,VIII são porções adutoras, que auxiliam na estabilização da cabeça umeral quando a cabeça umeral pende ao longo do corpo, e vão se convertendo em porções abdutoras, durante o movimento de abdução, então dessa maneira ocorrem inversões das ações musculares, porém as porções VI e VII permanecem com funções adutoras seja qual for o grau de abdução.


Caso a abdução seja realizada com 30º de flexão o fascículo I entra também na função abdutora.


Os estudos eletromiográficos apresentam atuações sucessivas das porções a medida que a abdução progride, com pequenos intervalos de tempo, quase como um balé sincronizado, por esta razão as porções antagonistas não restringem o movimento, é o fenômeno descrito por Sherrington, inervação recíproca.


Durante a abdução pura a ordem de entrada das porções é a seguinte:


Porção III, seguida das porções IV e V quase imediatamente depois, por último a porção II por volta dos 20-30º.


Já durante uma abdução com 30º de flexão, as porções III e II atuam de forma imediata e sincronizada, após as porções IV e V entram em atividade e por último a porção I.


Em resumo o deltóide está ativo desde o início da abdução, e pode realizar a abdução sozinha até sua máxima amplitude, sendo que após 90º terá sua máxima atividade neural, mas só poderá elevar-se acima de 90º de abdução se os outros músculos que movimentam a cabeça umeral entrarem em atividade.


Função do Supra-Espinhal



O canal do supra espinhal apresentado com um círculo vermelho na imagem, comunica a fossa supra espinhal com a região subdeltoidea.




Este canal, que é limitado por estruturas rígidas, o acrômio da escápula, o processo coracoide e pelo ligamento acrômio-coracoide, forma um canal que não possibilita a expansão, isso é um problema quando o tendão do músculo aumenta seu volume, devido a processos inflamatórios, e acaba por bloquear o canal, se a calcificação ou o nódulo do tendão consegue vencer o canal, a abdução poderá continuar naturalmente mas poderá resultar em um salto.


Em uma vista posterior podemos visualizar os 4 músculos responsáveis pela abdução, são eles:




Deltoide (Motor Primário)

Supraespinhal - responsável pelo posicionamento da cabeça umeral, fazendo um par funcional com o deltoide.


O serrátil anterior e o Trapézio foram um segundo par funcional que movimenta a articulação escapulo torácica para que está se posicione em incline para cima e para lateral proporcionando o movimento completo da abdução.


Também participam do movimento de abdução os músculos subescapular, infra-espinhal, redondo menor, todos com a função de deslocar a cabeça do úmero para baixo e para dentro, formando par com o deltoide, para girar a cabeça do úmero sem impactos na articulação.


Por Último mas não menos importante a porção longa do bíceps braquial, que também auxilia na abdução do ombro, sendo responsável em média por 20% da força motora.



Contato

© 2014 by Fisioterapeuta Lucas Job 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Entre em contato comigo por aqui

terei prazer em responder a qualquer 

dúvida

Visite nossas redes sociais:

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem