Exercícios& 
Fisioterapia Vol 1 & 2
Últimos Artigos
Participe da Lista de e-mails
Categorias

Complexo do Ombro #11

Movimentos da Cintura Escapular


A cintura escapular se move em três diferentes direções, deslocamento lateral ou translação lateral, translação vertical e básculas da escápula.


Movimentos de deslocamento lateral da escápula


Em uma vista axial, podemos observar no lado direito um deslocamento para a linha média, um movimento quase totalmente no plano frontal (coronal), a orientação da cavidade glenoide é para lateral, para fora, a porção lateral da clavícula se dirige para posterior e medial neste movimento, o ângulo entre a clavícula e a escápula tende a reduzir.


Na sequência temos o movimento de deslocamento da escápula para lateral, esse movimento no plano sagital, a porção lateral da clavícula está direcionada para lateral e para anterior, o eixo longitudinal da clavícula tende a ficar no plano frontal, se o movimento for realizado bilateralmente teremos a maior amplitude latero-lateral dos ombros, o ângulo entre a clavícula e a escápula tende a se fechar.

Os limites articulares podem variar um pouco de pessoa para pessoa.

Os movimentos de translação lateral da escápula para medial é acompanhado por uma ligeira báscula, já o movimento para lateral não necessariamente apresenta báscula a amplitude média entre a posição lateral e medial é de 15 centímetros.

Movimento de translação vertical da Escápula


O movimento de elevação e depressão da escápula, a amplitude total desses movimento gira entre 10 a 12 centímetros, estes movimentos necessariamente são acompanhados de uma leve báscula, sendo que a elevação realiza uma báscula para lateral e o movimento descendente uma báscula medial.













Movimento de Báscula da Escápula

É o movimento de rotação da escápula ao redor de um eixo localizado ligeiramente por baixo da espinha da escápula e não muito distante do ângulo-externo.


Os movimentos de báscula da escápula podem ser denominados pela rotação para baixo da glenoide, ou rotação medial do ângulo inferior, já quando o ângulo inferior se direciona para lateral temos uma báscula lateral, a amplitude total desse movimento é de 60º ainda ocorrendo um movimento de 10 a 15 centímetros do ângulo inferior e 5 a 6 centímetros d ângulo superior externo (cavidade glenoide).


No Próximo encontro vamos discutir como é realizado o movimento reais da Articulação escápulo-torácica e o movimento da abdução do ombro.

Contato

© 2014 by Fisioterapeuta Lucas Job 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Entre em contato comigo por aqui

terei prazer em responder a qualquer 

dúvida

Visite nossas redes sociais:

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem