Exercícios& 
Fisioterapia Vol 1 & 2
Últimos Artigos
Participe da Lista de e-mails
Categorias

O Complexo do Ombro #1

Vou começar uma série de artigos onde vou falar de questões especificas da Cinesiologia e Biomecânica das articulações, indo do básico, movimentos funções, músculos e progredindo para a fisiologia articular em analises biomecânicas mais profundas, tentarei manter uma periodicidade e espero que gostem.

O Complexo “Ombro”




A articulação com maiores graus de liberdades de todo corpo humano, mas quanto maior a mobilidade, maior instabilidade, maior a necessidade de estabilizadores musculares para tal.


O ombro possui três planos de movimento no espaço e não tão óbvio 4 eixos de movimento.


O Eixo Transverso: ele aparece no plano frontal, ele permite os movimentos de flexão-extensão que são realizados no plano sagital.(verde)


O Eixo Antero-posterior: Este está embutido no plano sagital, permite os movimentos de abdução, adução, que são realizados no plano frontal. (vermelho)


O Eixo Vertical: Este eixo é formado pelo ponto onde os planos sagital e frontal se cruzam, corresponde à terceira dimensão através deste eixo são realizados os movimentos de flexão e extensão horizontais, quando o braço está em abdução ou flexão de 90º. (preto)


O Eixo Longitudinal: Neste eixo ocorrem os movimentos de rotação Externa e Interna, como se seu braço estiver tocando seu tronco mas com o cotovelo dobrado, nesta postura conseguimos observar dessa maneira as rotações, como se o braço fosse uma porta de “bar de faroeste”. (preto)


Ainda nas rotações temos dois tipos de rotação, a voluntária e a automática. A rotação voluntária ou adjunta, que só é possível em enartroses, articulações com 3 graus de liberdade.


A rotação automática também denominada conjunta, é a rotação que aparece sem nenhuma ação volitiva em articulações de 2 eixos, e também nas de 3 eixos quando desempenham função similar articulações de 2 eixos, você também pode encontrar esse tópico quando debatermos o Paradoxo de CODMAN.


Portanto o Ombros é uma Articulação de Três Eixos principais (o eixo longitudinal é secundário) com três graus de liberdade.


Flexão - Extensão do Ombro


Os movimentos de flexão-extensão são realizados no plano sagital, e ao redor de um eixo transversal.


A Extensão é um movimento de curta amplitude, sem flexionar o tronco estendendo apenas o ombro para trás a amplitude média de 45º-50;


Já a Flexão, é um movimento de amplitude muito maior, chegando em casos saudáveis a flexão é capaz de chegar a 180º; aqui vale uma pequena ressalva que a amplitude de 180º de flexão é a mesma postura de 180º de abdução e segue o eixo da rotação longitudinal do


Úmero, mas vamos discutir isso em “O Paradoxo de CODMAN”.

Adução de Ombro

A partir da postura/posição anatômica a adução é impossível, pois deveríamos atravessar o tronco com nosso próprio braço, então a adução só é permitida com uma extensão ou flexão de ombro.


Quando realizamos extensão, nossa adução é muito pequena, se tentarmos realizar mais adução iremos acabar realizando rotação interna, (apenas um parênteses nosso cérebro não compreende músculos mas sim movimentos [Sherinton 1915], e não temos músculos capazes de realizar a adução plena junto com a extensão, este é outro motivo que a adução com extensão é muito breve).


A adução com flexão, esta sim pode ser realizada devido a localização específica das fibras musculares, e a média da população realiza entre 30º a 45º de adução.

Abdução de Ombro


A abdução é o movimento que afasta o braço do tronco, e é realizado no plano frontal e ao redor do eixo Antero-posterior.


A amplitude de abdução pode alcançar em pessoas hígidas a amplitude de 180º onde o braço estará na postura vertical acima do tronco.



Duas Observações:


A partir de 90º de abdução o membro superior estará no plano de simetria do corpo.

Podemos chegar no ponto de 180º de Abdução a partir do movimento de Flexão.


Artrocinética


Do ponto de vista das ações musculares e dos movimentos intra-articulares, a abdução realizada a partir da postura anatômica inicial passará por três fases.


De 0-60º o movimento é unicamente realizado pela articulação Escápulo-Umeral.


Abdução de 60º-120º ocorre o movimento conjunto entre a “falsa articulação” Escápulo torácica e Escápulo-Umeral.


A abdução de 120º-180º além das articulações Escápulo-Umeral+Escápulo-torácica só será completa quando o corpo realizar uma inclinação para o lado oposto.


Rotações do Ombro


A rotação voluntário do úmero pode ser realizada em qualquer postura do ombro, essa é a rotação voluntária, isto devido ao fato desta articulação ter três eixos e três graus de liberdade.


Mas para medir a amplitude de rotação interna e externa, realizamos a avaliação na postura anatômica, mas podemos avaliar as rotações em diferentes ângulos para verificar a influência de diferentes músculos na rotação, já que o cérebro não sabe nada de músculos e sim apenas de movimentos.


Para avaliações na postura anatômica utilizamos como postura inicial a rotação interna de 30º, a mão fica na frente do tronco, ou como se denomina, “posição de referência”.



Rotação Externa: é em média de 80º ela não alcança os 90º, normalmente não utilizamos esta rotação externa na postura anatômica, mas utilizamos a rotação externa em sua maior amplitude em abdução de 90º.


Rotação Interna: A amplitude é de 100º a 110º mas só conseguimos observar essa amplitude, se o antebraço ultrapassa-se o tronco essa é postura é necessária para a mão poder chegar as contas e higiene perineal, se verificarmos a rotação interna pelo plano anterior, veremos que é necessário que ocorra uma flexão de ombro.


Para medir com consistência as rotações em outras posturas que não as anatômicas é necessário outro sistema de medidas.


Os músculos rotadores, intervém de maneira diferente em cada postura, lembre-se que o Cérebro nada sabe de músculos e sim de movimentos, alguns perdem suas ações rotadores, e outros a adquirem, Isso é chamado de lei da inversão das ações musculares.


Flexão-Extensão Horizontal



Este, como o nome já diz, é o movimento do ombro no plano horizontal, é executado com base no eixo vertical, mais especificamente em torno de uma sucessão de eixos verticais, já que esse movimento, assim como a abdução não é executado apenas na articulação gleno-umeral mas também com auxílio da articulação escapulo-torácica.


Para iniciarmos esse movimento faz-se necessário uma abdução ou flexão até 90°. Na maioria dos livros o movimento é descrito a partir de uma abdução de 90°, então vamos lá.


Para realizar a abdução são recrutados os seguintes músculos:

Deltoide principalmente a porção acromial III

Supra-espinhal

Trapézio, porção superior (acromial e clavicular) e também sua porção inferior do tubérculo da escápula.

Serrátil Anterior.


Para executar a flexão horizontal, que é um movimento de flexão e adução do ombro somados iremos recrutar:

Deltoide, porção anterior, fascículos I e II e porção proporcional a força executada do III fascículo.

Subescapular

Peitoral Maior

Peitoral menor

Serrátil Anterior

Este movimento de amplitude de 140° em média.


Já para a execução da Extensão horizontal, que é um movimento de menor excursão, entre 30-40°, serão recrutados:

Deltoide, porção posterior, fascículos póstero-externos IV e V, fascículos póstero-internos VI e VII e em proporção variável dependente da necessidade/força empregada será recrutado o fascículo III.

Supra-espinhal

Infra-espinhal

Redondos Maior e Menor

Romboides

Trapézio, porção espinhal, média e inferior.

Grande dorsal, em um antagonismo sinérgico que haje com o deltoide anulando o componente de adução do grande dorsal.


A amplitude total desse movimento gira em torno dos 180°, durante o trajeto de flexo-extensão horizontal observamos o deltoide(principal músculo motor neste movimento) recrutar seus fascículos como se fossem teclas do piano sendo tocadas em uma escala sequencial.


No Próximo post sobre ombro discutiremos mais sobre o paradoxo de Codman e as superfícies articulares do Complexo do Ombro.

Contato

© 2014 by Fisioterapeuta Lucas Job 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Entre em contato comigo por aqui

terei prazer em responder a qualquer 

dúvida

Visite nossas redes sociais:

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem