Exercícios& 
Fisioterapia Vol 1 & 2
Últimos Artigos
Participe da Lista de e-mails
Categorias

Complexo do Ombro #08

A coaptação muscular do ombro


Os músculos periarticulares transversais são como verdadeiros elementos ativos da articulação realizando a coaptação das superfícies articulares ou seja encaixando a cabeça umeral na cavidade glenoide.


Vermos em três vistas (posterior, anterior e superior), os seguintes músculos:

Visão Posterior

Supra espinhal

Infra espinhal

Redondo menor (laranja)



Visão Frontal

Subescapular

Tendão da porção longa do bíceps,lembrando o artigo anterior quando este músculo se contrai o seu tendão que se insere no tubérculo supra-glenoidal desloca a cabeça do úmero para medial.




Ainda temos músculos longitudinais do braço e da cintura escapular estes durante uma contração tônica impedem que a cabeça do úmero luxe para baixo realizando uma atração Máxima do osso do braço.


Essa luxação inferior é conhecida como síndrome do ombro caído quando por qualquer motivo os músculos do braço e do ombro se paralisa.


A ação desses músculos também proporciona a capacidade de realizar Mas um exercício como o levantamento terra com pesos maiores que a nossa massa corporal.


Outra estrutura importante para impedir a luxação na cabeça umeral é abóbada do acrômio que está acoplada pela porção final do supra espinhal e uma bursa acromial, ação dos músculos longitudinais sou nada acolchoamento do supra espinhal e da bursa impede a luxação da cabeça umeral para cima.


Os músculos longitudinais que auxiliam na captação da cabeça umeral de forma longitudinal são:


Vista posterior

Fascículos do deltoide posterior e lateral

Tríceps porção longa




Vista anterior

Porção curta do bíceps

Fascículo clavicular do peitoral maior

Deltoide porção lateral




Ainda durante o movimento de abdução outros músculos entram em ação para impedir a luxação na cabeça umeral como por exemplo uma contração tônica de grande dorsal e peitoral maior intensidades menores para cortar a cabeça umeral abduções com pesos e trações quando o número está acima de 100 graus de abdução.


Quando abóbora acolchoada da região acrômio coracoide é destruída, vou quando temos ruptura parcial ou total do supra espinhal,a cabeça umeral realiza um impacto direto contra a superfície inferior do acrômio e do ligamento acrômio isto causa dores na região como periartrite escapulo-umeral, e também síndrome da ruptura da bainha rotatória.


Para melhor compreenção da Complexa estrutura do ombro acesse os artigos anteriores.

Contato

© 2014 by Fisioterapeuta Lucas Job 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Entre em contato comigo por aqui

terei prazer em responder a qualquer 

dúvida

Visite nossas redes sociais:

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem