Complexo do Ombro #08
- Fisioterapeuta Lucas Job
- 5 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
A coaptação muscular do ombro
Os músculos periarticulares transversais são como verdadeiros elementos ativos da articulação realizando a coaptação das superfícies articulares ou seja encaixando a cabeça umeral na cavidade glenoide.
Vermos em três vistas (posterior, anterior e superior), os seguintes músculos:
Visão Posterior
Supra espinhal
Infra espinhal
Redondo menor (laranja)

Visão Frontal
Subescapular
Tendão da porção longa do bíceps,lembrando o artigo anterior quando este músculo se contrai o seu tendão que se insere no tubérculo supra-glenoidal desloca a cabeça do úmero para medial.

Ainda temos músculos longitudinais do braço e da cintura escapular estes durante uma contração tônica impedem que a cabeça do úmero luxe para baixo realizando uma atração Máxima do osso do braço.
Essa luxação inferior é conhecida como síndrome do ombro caído quando por qualquer motivo os músculos do braço e do ombro se paralisa.
A ação desses músculos também proporciona a capacidade de realizar Mas um exercício como o levantamento terra com pesos maiores que a nossa massa corporal.
Outra estrutura importante para impedir a luxação na cabeça umeral é abóbada do acrômio que está acoplada pela porção final do supra espinhal e uma bursa acromial, ação dos músculos longitudinais sou nada acolchoamento do supra espinhal e da bursa impede a luxação da cabeça umeral para cima.
Os músculos longitudinais que auxiliam na captação da cabeça umeral de forma longitudinal são:
Vista posterior
Fascículos do deltoide posterior e lateral
Tríceps porção longa

Vista anterior
Porção curta do bíceps
Fascículo clavicular do peitoral maior
Deltoide porção lateral

Ainda durante o movimento de abdução outros músculos entram em ação para impedir a luxação na cabeça umeral como por exemplo uma contração tônica de grande dorsal e peitoral maior intensidades menores para cortar a cabeça umeral abduções com pesos e trações quando o número está acima de 100 graus de abdução.
Quando abóbora acolchoada da região acrômio coracoide é destruída, vou quando temos ruptura parcial ou total do supra espinhal,a cabeça umeral realiza um impacto direto contra a superfície inferior do acrômio e do ligamento acrômio isto causa dores na região como periartrite escapulo-umeral, e também síndrome da ruptura da bainha rotatória.
Para melhor compreenção da Complexa estrutura do ombro acesse os artigos anteriores.
Comments