Exercícios& 
Fisioterapia Vol 1 & 2
Últimos Artigos
Participe da Lista de e-mails
Categorias

Filogênese do Sistema Nervoso

Eu sempre gostei de estudar um pouco de neuroanatomia, e as funcionalidades das respectivas áreas do córtex nos outros sistemas, agora vou iniciar uma pequena série,que espero poder aumentar aos poucos, sobre Neuroanatomia, estes artigos serão baseados em livros clássicos como Ângelo Machado e Mark Bear, espero que gostem!


Vou iniciar do princípio, bem do princípio mesmo...falando sobre a filogênese do sistema nervoso, de como ele evoluiu de organismo para organismo até chegar ao complexo sistema nervoso humano, então vamos lá, embarque que tal embarcar nesta "viagem" comigo? Vamos lá?


Mesmo os mais primitivos dos seres vivos, têm a capacidade contínua de ajustar-se ao meio ambiente onde estão inseridos para sobreviver, alguns seres até alteram o ambiente durante seu processo adaptativo.


Para que estas adaptações sejam possíveis são imprescindíveis três propriedades do PROTOPLASMA, a irritabilidade, a condutibilidade e contratilidade, assista ao vídeo para saber quais outras propriedades o protoplasma pode possuir.



Até o organismo mais simples como a ameba sente dor, a dor é a sensação mais primitiva que um ser vivo pode apresentar, e essa capacidade de perceber estímulos nocivos pode deixar-nos vivos.


As capacidades contráteis de cada microrganismo unicelulares são diferentes, como cílios, flagelos ou pseudópodes, porém por não possuírem mais de uma célula não é possível a especialização em uma condição das três anteriores, mas em seres um pouco mais evoluídos como as esponjas já é possível encontrar células especializadas em contração ou sinalização, as células primitivas de contração das esponjas realizam a sucção da água do mar.


Com o aparecimento dos metazoários/celenterados (ANÊMONA DO MAR) as células musculares passar para a porção mais interna do corpo do ser vivo perdendo assim o contato com o meio externo, assim surgem na superfície do corpo desses animais células especializadas em receber, e analisar os estímulos recebidos do meio externo e assim transmite-os para as células musculares.



Nos celenterados existe em parte de seus corpos uma rede de fibras nervosas com ramificações de neurônios de superfície, e isso permite que as informações sejam difundidas em diversas direções.


Estas células capazes de reconhecer o meio externo, excitar-se e transmitir suas respostas para as células musculares são uma forma bem primitiva de neurônio.


Estes receptores que estão em contato com a superfície transformam os estímulos químicos, físicos ou térmicos em impulsos nervosos que assim podem ser transmitidos para o efetor (célula muscular).


Nesta breve filogênese conseguimos distinguir diversas especializações que foram ocorrendo em seres vivos mais evoluídos.


Porém ainda estamos falando de uma ANÊMONA DO MAR, onde seus tentáculos permitem apenas respostas locais, com deslocamentos de alimentos até seu orifício oral.


Ao continuar nossa escala evolutiva vamos para os Platelmintos e Anelídeos, nestes animais já há a presença de um sistema nervoso mais avançado, onde elementos diferentes estão agrupados por tipo de especialização, temos a presença de um sistema nervoso central rudimentar, onde encontramos dois gânglios cerebroides e uma série de gânglios unidos por uma corda vertebral, correspondendo diretamente aos seus segmentos, lembre-se que os anelídeos têm esse nome pois são formados por pequenos aneizinhos.



Então Resumindo os neurônios que trazem informações para uma determinada área são chamados aferentes e os neurônios que levam as informações desta área são chamados eferentes.


Aferentes é relativo a entrada de informação eferentes são os que levam informação para ...


Deve-se sempre especificar o órgão de saída ou a área da saída do neurônio para poder empregar os termos corretos, se não houver especificação entende-se que levamos em consideração o sistema nervoso central.


A conexão entre o neurônio aferente e eferente chama-se sinapse.


E continuaremos no próximo encontro!


...

Contato

© 2014 by Fisioterapeuta Lucas Job 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Entre em contato comigo por aqui

terei prazer em responder a qualquer 

dúvida

Visite nossas redes sociais:

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem