Exercícios& 
Fisioterapia Vol 1 & 2
Últimos Artigos
Participe da Lista de e-mails
Categorias

Seu CORPO suporta o Software que roda em sua MENTE?


Mobilidade, Estabilidade e Movimento


Articulações, ossos e músculos são o nosso Hardware, nosso corpo físico, com o que podemos realizar ações e movimentos complexos.


Padrões de Movimentos são nossos aplicativos, e estes rodam em um software único, nossa mente.


A mente está rodando em um hardware bem exclusivo “o Cérebro”, nele se encontram todos os processos bioquímicos que libertam os movimentos pensados, ou os padrões de movimentos para que nosso corpo possa realizar.


Uma boa pergunta de se fazer agora é se seu Hardware, seu corpo, suporta tudo que está em sua mente, todos os padrões de movimento que você já aprendeu…


Não estou nem falando de movimentos complexos como esse salto de costas, mas um simples agachamento como o que todos nós fizemos quando éramos crianças.



Essa pergunta deve ser feita em nossos movimentos de vida diário.


Como fisioterapeuta muitas vezes me deparo com pessoas saudáveis, que não conseguem se agachar, ficar de cócoras, é incrível como uma habilidade básica do ser humano é perdida ao longo da vida, claro que nem todos perdemos essas capacidades, mas elas deveriam fazer parte de uma rotina de movimentos, para manter nosso corpo saudável de verdade.


Podemos estar envelhecendo nossos corpos muito antes do seu real prazo de vitalidade, trabalhar corpo e mente juntos para rodar os programas que vieram de fábrica e fazer os Upgrades, as melhorias necessárias para o desporto que você pretende praticar, ou pelo menos se manter ativo.


Claro que o envelhecimento pode trazer problemas, ou até você pode ter nascido com malformações ósseas, que acabam por danificar articulações a longo prazo e impedindo movimentos em sua amplitude completa, mas isso não ocorre em mais de 20% da população mundial…


Os outros 80% poderiam realmente realizar os movimentos mais simples, como o agachamento profundo sem problemas, ou até mesmo padrões de movimento mais complexos como uma cambalhota de costas, isso depende da capacidade de estimulação do software e de manutenção do hardware em boas qualidades funcionais.


Assim como em um computador o software necessita de um hardware que o comporte e o capacite a trabalhar, mas em nosso corpo um é totalmente dependente do outro, um corpo pouco estimulado terá padrões de movimentos pobres, aumentando a possibilidade de dores articulares e disfunções de movimento em curto, médio e longo prazo.


Como melhorar isso?


Reprogramando seu software, como fazemos com os computadores, nós formatamos, retiramos o que não é mais útil e instalamos novos programas.


É possível (na maioria dos casos) realizar um reboot* do software, lubrificar o hardware e assim iniciar um novo programa de padrões de movimento.


Sugiro iniciar sempre pelo básico, movimentos que vêm de fábrica com todos os seres humanos normais, desde o básico respirar, até os movimentos da primeira infância como rolar, engatinhar e assim reaprender tudo do básico o bê a bá do movimento.


A fisioterapia auxilia nesse momento lubrificando articulações e liberando musculaturas que estão rígidas, com aumento de tônus, pois como disse anteriormente um é dependente do outro.


Pergunte a Si mesmo agora, como posso melhorar meu software e meu hardware?


Se não sabe exatamente como fazer isso sozinho, siga-me nas redes sociais para saber com iniciar processo e se quiser fazer uma visita ao meu consultório, ficarei feliz em te ajudar.



* "reboot" - significa reiniciar em inglês, é um termo muito utilizado na ciência da computação e por técnicos em informatica, dar um reboot no sistema, ou reinicializar o sistema a fim de diminuir a interação erronea entre programas, facilitando sua utilização.





Contato

© 2014 by Fisioterapeuta Lucas Job 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Entre em contato comigo por aqui

terei prazer em responder a qualquer 

dúvida

Visite nossas redes sociais:

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem