top of page

Complexo do Ombro #06

Função do Ligamento Glenoumeral


A conformação nativa do ligamento glenoumeral, apresenta peculiaridades fisiológicas que propiciam melhores capacidades em alguns movimentos.


Durante a Abdução

Na posição anatômica podemos observar os fascículos médio em vermelho e inferior em amarelo do ligamento.


Durante a abdução estes dois fascículos apresentam aumento de tensão, enquanto o fascículo superior (Amarelo) e o ligamento córaco-umeral (Verde) apresentam se relaxados. Quanto mais a abdução aumenta, maior a tensão dos ligamentos médio (vermelho) e inferior (azul), associada a uma formação da cabeça do úmero que já discutimos anteriormente, sabemos que a porção superior da cabeça é maior aumentando a tensão nos ligamentos na porção de maior amplitude do movimento de abdução.




Quando realizamos rotação externa, deslocamos a tuberosidade do úmero para trás no final da abdução, e dessa forma alongam um pouco as fibras dos fascículos médio e inferior mas retardando o impacto da cabeça umeral, pela posição de rotação externa.


Quando a abdução é realizada, com uma flexão de 30º a tensão dos ligamentos também é retardada permitindo que a abdução atinja uma amplitude de 110º na articulação escapulo umeral.


Durante a rotação Externa os três ligamentos estarão mais alongados, e durante a rotação interna os ligamentos estarão relaxados.


O Ligamento Córaco-umeral na flexão-extensão


Na postura anatômica os ligamentos córaco-umeral com seus dois fascículos, um na tuberosidade maior do úmero por trás e na Tuberosidade menor pela frente.


Ocorre aumento de tensão sobre o fascículo da tuberosidade menor do úmero durante a extensão.


Ocorre aumento de tensão sobre o fascículo da tuberosidade maior do úmero durante a flexão.


A rotação interna do úmero que aparece no final da flexão relaxa os ligamentos córaco-umeral e glenoumeral, possibilitando uma maior amplitude de movimento.





Siga nos acompanhando pra mais postagens como essas!


Para uma melhor compreensão da relação biomecânica acesse os artigos anteriores do complexo do ombro.


bottom of page