Exercícios& 
Fisioterapia Vol 1 & 2
Últimos Artigos
Participe da Lista de e-mails
Categorias

Complexo do Ombro #06

Função do Ligamento Glenoumeral


A conformação nativa do ligamento glenoumeral, apresenta peculiaridades fisiológicas que propiciam melhores capacidades em alguns movimentos.


Durante a Abdução

Na posição anatômica podemos observar os fascículos médio em vermelho e inferior em amarelo do ligamento.


Durante a abdução estes dois fascículos apresentam aumento de tensão, enquanto o fascículo superior (Amarelo) e o ligamento córaco-umeral (Verde) apresentam se relaxados. Quanto mais a abdução aumenta, maior a tensão dos ligamentos médio (vermelho) e inferior (azul), associada a uma formação da cabeça do úmero que já discutimos anteriormente, sabemos que a porção superior da cabeça é maior aumentando a tensão nos ligamentos na porção de maior amplitude do movimento de abdução.




Quando realizamos rotação externa, deslocamos a tuberosidade do úmero para trás no final da abdução, e dessa forma alongam um pouco as fibras dos fascículos médio e inferior mas retardando o impacto da cabeça umeral, pela posição de rotação externa.


Quando a abdução é realizada, com uma flexão de 30º a tensão dos ligamentos também é retardada permitindo que a abdução atinja uma amplitude de 110º na articulação escapulo umeral.


Durante a rotação Externa os três ligamentos estarão mais alongados, e durante a rotação interna os ligamentos estarão relaxados.


O Ligamento Córaco-umeral na flexão-extensão


Na postura anatômica os ligamentos córaco-umeral com seus dois fascículos, um na tuberosidade maior do úmero por trás e na Tuberosidade menor pela frente.


Ocorre aumento de tensão sobre o fascículo da tuberosidade menor do úmero durante a extensão.


Ocorre aumento de tensão sobre o fascículo da tuberosidade maior do úmero durante a flexão.


A rotação interna do úmero que aparece no final da flexão relaxa os ligamentos córaco-umeral e glenoumeral, possibilitando uma maior amplitude de movimento.





Siga nos acompanhando pra mais postagens como essas!


Para uma melhor compreensão da relação biomecânica acesse os artigos anteriores do complexo do ombro.


Contato

© 2014 by Fisioterapeuta Lucas Job 

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Entre em contato comigo por aqui

terei prazer em responder a qualquer 

dúvida

Visite nossas redes sociais:

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem